segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Senhores(as) Sociólogos(as),

É importante nos inteirarmos de notícias recentes relativo a questões como Bacharelado e Licenciatura nas áreas de Ciências Sociais.
Peço-lhes que leiam a CARTA ABERTA À PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (PROGRAD) DA UFMG.
Desde já agradeço!

Leonardo Vinícius Xavier de Souza
DRT/MG 1057



CARTA ABERTA À PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (PROGRAD) DA UFMG

Prezada Pró-Reitora de Graduação Professora Antônia Vitória Soares Aranha,

No dia 21 de novembro de 2012, o Colegiado do curso de Ciências Sociais foi informado pela Pró-Reitoria de Graduação que o sistema acadêmico da UFMG sofreria uma modificação em 2013, e que o sistema de matrícula duplo vínculo, existente nos cursos de Ciências Sociais e Psicologia, não poderia mais existir, tendo os estudantes matriculados nessa modalidade que decidir entre a licenciatura ou o bacharelado.
Os 72 estudantes de Ciências Sociais com matrícula duplo vínculo foram convocados a decidir entre uma das duas modalidades até o dia 26 de novembro. A Pró-Reitoria de Graduação se dispôs a prestar esclarecimentos sobre essa decisão em reunião aberta com os estudantes de Ciências Sociais no dia 5 de dezembro.
No entanto, desde que o assunto veio à tona, os estudantes de Ciências Sociais se prontificaram em debater a questão coletivamente e apontar como essa decisão pode ser extremamente prejudicial para o curso de licenciatura.
O curso de licenciatura em Ciências Sociais é uma das licenciaturas da UFMG que menos tem formado profissionais, segundo dados fornecidos recentemente pelo Colegiado Especial de Licenciatura. O desprestígio da licenciatura em relação ao bacharelado é um fato notável e que certamente não encontra justificativas apenas externas ao curso.
No entanto, é justamente com relação às questões internas ao curso de licenciatura que acreditamos ter maior responsabilidade e poder de intervenção, no sentido de tentar alterar esse quadro de desvalorização e desestímulo à docência.
Em 2009, um grupo de estudantes de Ciências Sociais da UFMG formaram o Coletivo SoL – Sociologia e Licenciatura MG, no sentido de valorizar a licenciatura e fortalecer o debate sobre o retorno da Sociologia para o currículo do Ensino Básico. O Coletivo realizou e participou de diversos eventos, além de ter iniciado o projeto que culminou no surgimento do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, recente programa do Governo Federal de apoio às licenciaturas) Sociologia UFMG.
A área de ensino de Sociologia tem ganhado cada vez mais notoriedade. Recentemente foi criada a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) e a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) criou um congresso voltado especificamente para o ensino de Sociologia no Ensino Básico. Também vemos em nosso estado o surgimento de pós-graduações na área de ensino de Sociologia.
A área de ensino de Sociologia tem crescido, mas ainda há muito trabalho pela frente, e ele deve ser apoiado pelas universidades públicas. Segundo dados do Censo Escolar 2010, apenas 5% dos profissionais que estão lecionando Sociologia no Ensino Médio no Brasil possuem formação na área.
A recente decisão da PROGRAD com respeito ao sistema de matrículas pode colocar em risco toda uma luta dos estudantes com relação à valorização da licenciatura e distanciar a UFMG de uma área acadêmica que precisa e está ganhando cada vez mais espaço.
Isso porque sabemos que a escolha prioritária dos estudantes é o bacharelado, e não a licenciatura (somente um estudante do curso de Ciências Sociais está matriculado apenas na licenciatura). A obrigação da escolha entre uma das duas modalidades certamente terá como resultado um esvaziamento ainda maior da licenciatura.
Além disso, essa decisão incentivará aqueles estudantes que escolham se matricular na licenciatura após terminar o bacharelado a construírem suas trajetórias acadêmicas reproduzindo o tão criticado modelo 3 + 1, em que as disciplinas pedagógicas são cursadas ao final da graduação, com um status de anexo das disciplinas específicas.
A universidade pública jamais deve perder de vista que é também sua obrigação formar docentes para o Ensino Básico, e que deve oferecer cursos de qualidade, que sirvam de estímulo à docência. Essa tarefa se faz cada vez mais necessária diante desse cenário de baixa oferta de professores para assumirem os cargos no ensino público.
Diante das informações aqui apresentadas, pedimos que a Pró-Reitoria de Graduação repense a decisão de alteração do sistema acadêmico com relação à extinção da possibilidade da matrícula duplo vínculo para o curso de Ciências Sociais da UFMG.
Certos de sua compreensão, assinam essa carta:
Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFMG (CACS)
Coletivo SoL MG
PIBID Sociologia UFMG